16 janeiro, 2016
O que é ISO?
O ISO da câmera é dispositivo que altera a sensibilidade à luz. Quanto maior o ISO, mais sensível à luz a máquina está está. Ainda nos tempos do filme essa medida tornou-se padrão internacional de sensibilidade à luz. ISO 100 em uma câmara será exatamente o mesmo que ISO 100 em outra.
Também ficou padronizado que cada configuração ISO é o dobro do anterior: se você aumentar o ISO 100-200, você dobrar a sensibilidade da câmera; e se você aumentá-la de 200 para 400, você dobrá-la novamente. Este exerce através da escala de ISO.
As configurações de ISO são projetados para duplicar (ou reduzir pela metade) a exposição da mesma forma que os ajustes de abertura da lente e configurações de velocidade do obturador são, e é por isso que a abertura da lente, velocidade do obturador e ISO são muitas vezes descrito como o "triângulo de exposição".
Por exemplo, se você quiser usar uma velocidade de obturador mais rápida, sem alterar a abertura, você pode aumentar o ISO em vez disso.
Esta relação entre a abertura da lente, velocidade do obturador e ISO poderia rapidamente ficar complicado, mas existem desvantagens para mudar o ISO, que significa que, na prática, você tende a mudar o ISO apenas quando você tem uma condição precária de luz.
Inconvenientes ISO
Quando você aumentar o valor do ISO, você não está realmente tornando-se mais sensível à luz, você está simplesmente amplificando os valores de luz é possível capturar.
O problema com isto é que todas as imagens digitais têm algum ruído de fundo. Normalmente, você não vê-lo porque ele é fraco em comparação com a luz que incide sobre o sensor, mas quando você aumentar o ISO, você ver-la ampliada, e mostra-se como uma espécie de manchas aleatória. Quanto maior o ISO, pior é o ruído.
O ruído "sinal-ruído" é uma das coisas que é medido nos testes de câmera. ISO baixos oferecem uma alta relação sinal-ruído (lotes de sinal, baixo ruído), mas as configurações de ISO mais elevadas trazer uma relação mais baixa relação sinal-ruído, o que significa que esta ruído aleatório está a fazer-se uma parte maior da imagem.
Ajustes ISO são usados para situações onde eles são absolutamente necessárias. Os ajustes de exposição regulares de abertura da lente e a velocidade do obturador são os únicos usados normalmente, e só se precisa pensar sobre a ISO, se os níveis de luz cair para o ponto onde "correr para fora de aberturas" (você está em a abertura máxima, e está arriscando a trepidação da câmera de velocidades do obturador).
Se a sua DSLR tem um modo totalmente automático, ele vai tomar essas decisões por você, aumentando o ISO nas situações necessárias, a fim de evitar a trepidação da câmera.
Caso contrário, você precisa manter um olho sobre as configurações da câmera si mesmo e aumentar o ISO se você está fotografando em condições críticas de luz (ou usar a função Auto ISO da câmera).
Muitas vezes é melhor controlar manualmente ao invés de deixá-lo a cargo da câmera, porque haverá situações em que você é o único que pode definir a abertura de do diafragma e velocidade do obturador.
Assinar:
Postagens (Atom)