14 março, 2006

Será o fim do Artes de Março?

É triste ver no que se tornou o Artes de Março, o maior festival de arte e cultura do estado do Piauí, hoje é um evento medíocre que não conta mais com a participação dos grandes artistas como aconteceu em anos passados. O Festival Artes de Março apresentou grandes nomes da música e da dança, exposições dos melhores fotógrafos e artistas plástico piauienses. O primeiro aconteceu em 1998 e o de 2006 talvés seja o último, porque do jeito que está despencando, não é possível baixar o nível ainda mais.
O salão de fotografia do Artes de Março, denominado Photoshop, está na sua sétima edição e nunca teve tão baixa participação dos profissionais da área, hoje só os amadores ainda fazem questão de participar, além de ceder suas fotos gratuitamente para exposição ainda tem que se sujeitar à censura do material a ser exibido. Em outras edições, previlegiaram os profissionais com as melhores posições na exposição, nós ocupavamos a praça de eventos e os amadores ficavam nos mall, ao contrário, neste ano, o ícone da fotografia piauiense, com 43 anos de serviços bem prestados à fotografia piauiense, o jornalista Dinavan tem suas fotos expostas na entrada do Espaço Saúde enquanto que os amadores reinam no centro do shopping. Passo agora a advogar em causa própria; sempre fui um entusiasta do evento, participando do Photoshop desde 2001, posso afirmar que contribuí para o seu engrandecimento, nunca me favorecí com ele, já nenhum dos quadros expostos foram vendidos; sempre me submetí às exigências da organização e nunca causei problema de nenhuma ordem; pontual como costumo ser, cumpri à risca todos os prazos e comparecí à todas as reuniões, por tudo isto, acreditava ser possuidor de uma consideração por parte dos organizadores do salão sendo o principal responsável neste ano, o sr. Paulo Vasconcelos que demontrou ser extremamente incompetênte para a tarefa. Os fotógrafos só foram avisados cinco dias antes do início, a grande maioria não teve tempo para selecionar seu material. Quando fui convidado, informaram-me que minhas fotografias seriam expostas em uma moldura de madeira pintada de branco e que ocuparia alguma das colunas da praça de eventos, como fôra há dois anos atrás. Quatro dias depois de iniciado o festival meu trabalho ainda não estava exposto, procurei o sr. Paulo Vasconcelos para saber qual o motivo da não publicação, ele afirmou que o motivo era a falta de autorização da modelo retratada por mim, mas não explicou por que não me procurou, apenas se eximiu da responsabilidade e imputando-a na digníssima Suzane Jales, que reagiu com surpresa ao ser informada que era a responsável pelo Photoshop e provou-me com testemunhas que a responsabilidade era de Paulo Vasconcelos, isto significa que além de irresponsável ele é covarde, já que coloca sobre os ombros de uma mulher a responsabilidade que é sua. No dia seguinte, depois de muita procura encontrei minhas fotos escondidas no canto mais escuro do Teresina Shopping, das oito que entreguei para a organização só encontrei sete, uma estava desaparacida e todas danificadas e despencando do expositor, graças a falta de cuidado da equipe chefiada pelo sr. Paulo Vasconcelos. Encaminhei-me à administração do shopping e comuniquei a minha saída do evento, além de exigir a remoção imediata das minhas fotos.
Tenho certeza que o sr. João Claudino ainda não sabe como seus empregados estão tratando os artistas convidados, ele é uma pessoa muito fina e sabe tratar com elegância e etiqueta, mas saberá em breve, estou encaminhando uma carta para ele que esclarece tudo. Espero que um festival tão grande e já tradicional, não tenha um fim tão melancólico, vítima do desleixo, da incompetência e da arrogância da organização desnorteada e subjetiva que não valoriza as verdadeiras jóias de um festival, os artistas.

2 comentários:

Fenelon Rocha disse...

O espaço é muito bom. Vai promover a fotografia e o Piauí. E, quem sabe, projetar novos talentos. Sucesso. Abraços (Fenelon)

Anônimo disse...

Entendo a sua indignação.
Mas ainda não pude conferir o evento pra te dizer alguma coisa à respeito. Mas acredito que se as coisas estão piorando é bom que se faça alguma coisa, porque já não temos tantos eventos assim, de tão grande alcance. Este é um dos poucos que atinge todos os públicos.
Espero que melhorem.
Abraço!

Quem sou eu